quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ativ. 1.1 “Quem sou como professor e aprendiz?”





*Quem sou como professor e aprendiz?


Sempre fui uma pessoa persistente em tudo que faço. Nunca tive medo de mudanças nem do desconhecido. Sempre defini regras claras para minhas turmas, sem tirar a liberdade de ação delas, porque muita rigidez desestimula a participação dos alunos. Eles por sua vez estimulados se mostram muito mais participativos e o processo ensino aprendizagem se torna muito mais eficaz.

Simples e direta na maneira de ensinar, porém, sempre com entusiasmo. Sempre procurei criar um ambiente de constante expectativa do “novo”, do atraente, da curiosidade. Humilde em tudo que faço, com disposição para aprender.

Procuro fazer com que eles tenham vontade de tentar, perguntar, errar, porque é através do erro que aprendemos. A interação professor e aluno contribui, portanto, para o rendimento escolar e proporciona, ainda, a aprendizagem de habilidades e comportamentos necessários. A interação educativa dá oportunidades de participação, no tempo e espaço interativo, para a expressão individual e para a troca de experiências. Esta interação entre os alunos em sala de aula requer, portanto, além de um razoável "controle da classe", um conjunto de habilidades do professor para conceber, planejar, participar e coordenar as atividades.

Nós educadores não devemos somente apontar aos alunos o caminho do conhecimento e da aprendizagem, mas antes conduzi-los ao longo desse caminho. A nossa missão é estimular a busca do conhecimento.

O nosso estar no mundo é repleto de ações que nos levam a aprender. A aprendizagem, por sua vez, acontece num entrelaçamento entre informação, conhecimento e saber.

Tenho 27 anos de trabalho e como professor sempre estou em busca constante para poder repassar o que sei. Como aprendiz, continuo na busca, pois a mesma é incessante, tanto para quem ensina como para quem aprende.

“O professor aprendiz deve estar atento a qualquer oportunidade de aprender”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário