quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Atividade 1.2 -“Mudança de postura diante das TIC”




A utilização da mídia vem sendo amplamente incorporada ao trabalho docente à sala de aula. Há uma intensa difusão da necessidade de utilizar as tecnologias da informação e comunicação na educação escolar. Hoje há a necessidade da escola, flexibilizar o currículo para ajustá-lo às novas tecnologias da informação e da comunicação. Estas tecnologias abrem um leque de aplicações no contexto educacional permitindo tanto produções individuais quanto coletivas que gera uma rede de conhecimento construída a partir dessas interações. As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, compreender que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo, deixando de lado todo o processo arcaico utilizado como ferramenta de aprendizagem. Diante desses avanços, é preciso que os professores inovem e renovem o ensino se apropriando de metodologias e estratégias para realizarem práticas bem sucedidos com recursos tecnológicos atuais como o computador. Todo esse avanço pegou os professores na contramão do processo. Sendo assim, a formação continuada sobre essa nova ferramenta é bastante necessária uma vez que nós professores devemos estar aptos cada vez mais para atender as novas demandas. As tecnologias de informação e comunicação na educação permitem o rápido acesso à pesquisa e a informações novas, de forma mais interessante e envolvente, o que facilita o processo de ensino e de aprendizagem. O uso das TIC propõe, provoca enormes desafios e apresenta novas formas e metodologias no processo de aprendizagem. Ela nos obriga a reorganizar os nossos esquemas de trabalho, principalmente porque você tem que pensar/refletir e colocar por escrito àquilo que pensa e reflete. Não dá para você ficar colocando metas fora da realidade e adiando soluções sejam elas quais forem. Tudo é muito dinâmico e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário