quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FRONTEIRAS DIGITAIS


EIXO 2 - ATIVIDADE 1
FRONTEIRAS DIGITAIS
Em verdade, o conhecimento já vem sendo construído por cada ser humano desde o nascimento. Temos vários exemplos de pessoas que dizem que aprenderam na “Universidade da Vida”. Acredito, então, que precisamos ter consciência do processo de construção deste conhecimento. A vantagem competitiva só se estabelece quando temos condições de aplicar o conhecimento. O conhecimento deve ser entendido no contexto de sua aplicação, como um conjunto de ações que visam um resultado.
O conhecimento não tem mais fronteiras, não está entre quatro paredes. Os novos tempos estão mexendo com a cabeça de muitas pessoas, principalmente àquelas que entendem que o investimento na qualificação e na busca incessante do conhecimento está para sobrevivência profissional.
O aluno da chamada "geração digital", aquela que se transporta da tela da televisão para a do computador, faz com que o professor da sociedade da informação - na sala de aula - se conscientize de que está diante de um novo público.
É nesse pressuposto que o professor da geração digital tem que ter uma noção clara de que o livro de papel não pode e nem deve ser abolido e nem substituído, mas no ambiente pedagógico deve articular a leitura com o hipertexto.
“A necessidade da interatividade diz respeito ao acontecimento da sociedade da informação e manifesta-se nos campos sociais, mercadológicos e tecnológicos. Na escola com a interatividade, o aluno não pode mais ser passivo, olhando, ouvindo ou apenas copiando, mas interagindo, o educando inventa, transforma, constrói, acrescenta, tornando-se co-autor da situação”.

Um comentário:

  1. Excelente as suas considerações... Para os professores, sábias são as palavras de Drummond de Andrade “ o tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente".
    bjs

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